Tese em Estudos da Linguagem aborda histórico da APLIEPAR
- apliepar
- Nov 8, 2017
- 1 min read
No dia 21 de setembro, a doutoranda em Estudos da Linguagem da UEL Alcione Gonçalves Campos defendeu a tese “Arqueologia, genealogia e ética em formações discursivas de organização profissional docente” a qual teve como foco o estudo da história da APLIEPAR e o processo de (re)construção da identidade de professores de Língua Inglesa.
Alcione, que já atuou como secretária da Apliepar (2010-2012), foi orientada pela professora Drª Simone Reis, e teve como membros de sua banca o professor Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho (UnB), o professor Dr. Pedro Navarro (UEM), a professora Dr.ª Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL) e o professor Dr. Otávio Goes de Andrade (UEL).
O que motivou a pesquisadora a realizar este estudo foi "o desejo de entender a atuação da APLIEPAR na interface com a constituição da identidade profissional docente". Além disso, Alcione afirma que "o resgate de sua memória e o desenho metodológico possibilitaram discussões que enfatizam a relevância, histórica e atual da Associação para seus associados e para a profissão docente, em especial sua constituição ética de cuidado de si e do outro".
A atual diretoria da Apliepar parabeniza Alcione pelo trabalho que, dentre outras contribuições, apresenta um percurso histórico da Associação por meio de relatos de ex-presidentes, bem como pelo resgate e compilação de documentos.
Pelos links é possível ter acesso à tese na íntegra e aos documentos reunidos pela pesquisadora.